Post Page Advertisement [Top]

Propostas de Cursos, Palestras e Capacitações

Propostas de Cursos, Palestras e Capacitações

Os temas aqui sugeridos são exemplos de trabalhos já realizados em alguns municípios. De palestras de 2h até cursos ou capacitações com  16h ou mais horas de duração. Sabemos que cada município possui realidades e necessidades diferentes, por isso cada proposta é elaborada de acordo com a necessidade de cada entidade ou município.  

Diga-nos qual é a sua necessidade e solicite uma proposta !

Levando em consideração a necessidade de dinamização nos processos de Ensino/Aprendizagem, salientamos que qualquer trabalho aqui apresentado é realizado com métodos próprios e específicos para favorecer  a interação e entendimento do público. Vídeos, músicas, dinâmicas, brincadeiras, risos e muitos outros recursos fazem parte inseparável do desenvolvimento de qualquer proposta.


Temas :

Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e
Conselhos Tutelares

- Capacitação –“ECA  ELEIÇÃO – O que eu vou fazer se for eleito Conselheiro Tutelar?”  
(Público:  Candidatos ao Conselho Tutelar )

- Capacitação – “ECA 131 - Sou Conselheiro e agora?”  
(Público:  Conselheiros(as) Tutelares no começo do mandato )

- Capacitação – “ ECA – Ao pé da letra” 
(Público:  Conselheiros de Direito e Conselheiros Tutelares )

- Capacitação – “ECA 136 - Atribuições”
(Público:  Conselheiros e Conselheiras Tutelares )

- Palestra– “O ECA, o Conselho Tutelar e a Rede de atendimento– Atribuições e o papel de cada um”  
(Público:  Professoras, Assistentes Sociais, Pedagogas, Diretores, Psicólogos, Policiais, outros...)



Abuso Sexual em Crianças e Adolescentes (Violência Sexual Doméstica) e
Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

- Palestra – “Prevenindo a violência sexual doméstica e entendendo a Pedofilia” 
(Público:  mães, pais e responsáveis, outros )

- Palestra – “Exploração sexual – “Riscos e Consequências” 
(Público:  Faixa etária: de 14 aos 18 anos )

- Teatro Educação – “o chapeuzinho vermelho” (tema Abuso Sexual)
(Público:  crianças e adolescentes )

- OFICINA – “Violência Sexual: da prevenção ao atendimento de vitimas” 
(Público:  Professores(as), Coordenadores Pedagógicos , Psicólogas, Técnicos, outros)


Família  (Escola de Pais)

- Palestra – “Educação de pais e filhos - Limites”  
(Público:  mães, pais e responsáveis )

- Teatro Educação – “Educação Familiar”
(Público:  famílias, mães, pais, avós, responsáveis, etc... )

- Palestra – Educação de pais e filhos: “ A Erotização da infância e a Gravidez precoce”  
(Público: mães, pais, responsáveis, educadores, profissionais diversos)



- Palestra “O ECA e Meus Filhos – Valores e Princípios” 
(Público:  mães, pais, avós, tias, responsáveis...)




Adolescentes

Palestra –“Adolescente cidadão respeita seu direito”
(Público:  Adolescentes )


Bullying

Palestra –“Educação de pais e filhos: “Bullying”
(Público:  Mães, pais e responsáveis )


Aguardem!!!, pois devido ao pedido de alguns municípios em breve teremos novos temas


Temas com a descrição:


Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes e
Conselhos Tutelares

Capacitação –“ECA  ELEIÇÃO – O que eu vou fazer se for eleito Conselheiro Tutelar?”  
(Público:  Candidatos ao Conselho Tutelar )
Muitas pessoas se candidatam para o processo de eleição do Conselho, mas não sabem realmente o que deve ser feito por um Conselho Tutelar e nem a importância da função de um Conselheiro. A partir de exemplos práticos a capacitação busca trazer de forma básica quais são as principais atividades, instrumentos e desafios enfrentados no dia-dia de um Conselho Tutelar bem como o conhecimento da função e quem são os órgãos que trabalham em conjunto com o Conselho Tutelar.

Capacitação – “ECA 131 - Sou Conselheiro e agora?”  
(Público:  Conselheiros(as) Tutelares no começo do mandato )
Após a eleição para o Conselho Tutelar, muitos conselheiros se perguntam: “e agora o que devo fazer?”. A abordagem tem como principio o estudo e entendimento do artigo 131 do ECA. A capacitação busca definir a função do Conselho e em como começar a exercer o trabalho. Também que os conselheiros aprendem a como buscar conhecimento para conseguir desempenhar o trabalho.

Capacitação – “ ECA – Ao pé da letra” 
(Público:  Conselheiros de Direito e Conselheiros Tutelares )
A capacitação “ECA - Ao pé da letra”  tem o objetivo de aprofundar a visão de Conselheiros e Conselheiras Tutelares ou dos Direitos da Criança para o entendimento sobre vários aspectos do Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia se baseia na leitura e discussão individual de vários artigos buscando seu significado e as conexões que ele representa. Muitos Conselheiros estão conseguindo aperfeiçoar e até mudando suas atuações a partir do entendimento real da proposta do ECA.

Capacitação – “ECA 136 - Atribuições”
(Público:  Conselheiros e Conselheiras Tutelares )
O artigo 136 do Estatuto é a “chave mestra” para o desenvolvimento das atribuições do colegiado do Conselho Tutelar.  Quem compreende esse artigo e a sua proposta consegue se propor a novos limites de atuação, porque amplia possibilidades e reconhece como desempenhar as verdadeiras atribuições do Conselho Tutelar. O objetivo desta  capacitação é o de aprofundar especificamente todo conteúdo do artigo 136.

Palestra – “O ECA, O Conselho Tutelar e a Rede de atendimento – Atribuições e o papel de cada um”  
(Público:  Professoras, Assistentes Sociais, Pedagogas, Diretores, Psicólogos, Policiais, outros...)
O objetivo do trabalho proposto é o de pontuar os diferentes papéis da rede de atendimento a infância no município, revelando a importância do trabalho em conjunto, bem como a que se destina a função do Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A metodologia se baseia na dinamização e contextualização de fatos reais.

Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (Violência Sexual Doméstica) e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Palestra – “Prevenindo a violência sexual doméstica e entendendo a Pedofilia” 
(Público:  mães, pais e responsáveis, outros )
Este trabalho com foco para os responsáveis é realizado no modo de CONVERSA direcionada (palestra bate-papo), porém com enfoque mais adulto, principalmente nas conseqüências e responsabilidades dos mesmos no processo de orientação aos filhos, como identificar, riscos, onde e a quem procurar ajuda, etc. A metodologia aplicada se utiliza de linguagem usual, simples e direta e respeita o processo de formação de crianças e adolescentes, por isso recomenda-se que não estejam junto com os pais no momento desse trabalho.

Palestra – “Exploração sexual – “Riscos e Consequências” 
(Público:  Faixa etária: de 14 aos 18 anos )
Infelizmente as pesquisas tem apontado que os adolescentes (homens e mulheres) estão sendo as maiores vitimas da exploração sexual e também de aliciadores. Por este motivo é que todo o trabalho é direcionada para abordar sobre os riscos e conseqüências da exploração sexual junto aos adolescentes. A metodologia se baseia em uma CONVERSA direcionada (palestra de bate papo), usando meios áudio-visuais  e dinâmicas a fim de estimular a reflexão sobre o tema proposto. Número recomendado de 100 adolescentes para um melhor aproveitamento.

Teatro Educação – “o chapeuzinho vermelho” (tema Abuso Sexual)
(Público:  crianças e adolescentes )
A peça de teatro “O Chapeuzinho Vermelho” é encenada por equipe de atores profissionais a qual mantemos parceria. O tema aborda sobre o problema do abuso sexual, porém que seu diferencial é o direcionamento justamente para crianças e adolescentes. Utiliza-se alguns minutos após a peça para estimular ainda mais as crianças a fazerem algumas reflexões, mas por si só todo o contexto da história já aborda o problema do abuso sexual de maneira lúdica e de fácil entendimento. O enredo da história faz com que as próprias crianças entendam o que é o problema e identifiquem no dia-dia possíveis situações de risco. Também e principalmente em como sair de tais situações e/ou buscando ajuda.  A apresentação é recomendada para um público de até 100 crianças por vez para que se tenha um bom aproveitamento. Também que o local é recomendável um auditório para melhor visualização e interação

OFICINA – “Violência Sexual: da prevenção ao atendimento de vitimas” 
(Público:  Professores(as), Coordenadores Pedagógicos , Psicólogas, Técnicos, outros)
A oficina de trabalho aborda o tema de maneira mais técnica para que os participantes aprendam e sejam estimulados a ter um olhar diferenciado sobre o problema da violência doméstica sexual e exploração sexual infanto-juvenil. A oficina prevê a sensibilização dos educadores com a utilização de recursos áudio-visuais e trabalha com um método que proporciona: entender o problema, identificar e tentar buscar meios para a superação. Além do conteúdo programático, a oficina ajuda na orientação e potencialização de atividades posteriores que podem ser aplicadas por professores para crianças e adolescentes abordando o tema.



Família  (Escola de Pais)

Palestra – “Educação de pais e filhos - Limites”  
(Público:  mães, pais e responsáveis )
O tema Educação de pais e filhos – “Limites” tem a finalidade de mostrar aos responsáveis a importância da “educação familiar”. No mundo atual nossas crianças querem tudo “pronto e na mão”, sendo que esse comportamento se transformará no futuro em: indisciplina; rebeldia; ausência de regras e limites; evasão escolar; depressão, violência, entre outros. O eixo central da palestra irá revelar que na realidade nossas crianças estão sendo ensinadas a terem e se comportarem desta maneira e mais além fará propostas das mudanças necessárias para que mães, pais, responsáveis, crianças e jovens possam CONVIVER socialmente com harmonia.

Teatro Educação – “Educação Familiar”
(Público:  famílias, mães, pais, avós, responsáveis, etc... )
Como mães, pais e responsáveis devem proceder para realizar a “Educação Familiar” dentro de casa? A proposta do Teatro Educação é a de mostrar aos responsáveis a importância da “educação familiar”. De forma inovadora e totalmente interativa o trabalho alia a interação do teatro com fatos do dia-dia e noções básicas de educação. Após uma abordagem inicial, o pedagogo social Sérgio Calixto e dois atores profissionais estimulam as pessoas a suscitarem dúvidas de como proceder em situações cotidianas da educação familiar  e a partir dos fatos citados são encenadas situações improvisadas a qual são pautadas novas reflexões. O Teatro Educação é um poderoso instrumento que muito além dos risos, auxilia no fortalecimento de atuação do núcleo familiar.

Palestra – Educação de pais e filhos: “ A Erotização da infância e a Gravidez precoce”  
(Público: mães, pais, responsáveis, educadores, profissionais diversos)
O tema Educação de pais e filhos – “Limites” tem a finalidade de mostrar aos responsáveis a importância da “educação familiar”. No mundo atual nossas crianças querem tudo “pronto e na mão”, sendo que esse comportamento se transformará no futuro em: indisciplina; rebeldia; ausência de regras e limites; evasão escolar; depressão, violência, entre outros. O eixo central da palestra irá revelar que na realidade nossas crianças estão sendo ensinadas a terem e se comportarem desta maneira e mais além fará propostas das mudanças necessárias para que mães, pais, responsáveis, crianças e jovens possam CONVIVER socialmente com harmonia.


Palestra “O ECA e Meus Filhos – Valores e Princípios” 
(Público:  mães, pais, avós, tias, responsáveis...)

Este trabalho com enfoque popular é realizado no modo de CONVERSA direcionada (palestra bate-papo) e seu objetivo é o de gerar reflexão sobre os motivos e princípios pautados no Estatuto da Criança e do Adolescente. “Essa lei só protege!”; "Não tenho mais o direito de educar meus filhos?; “Apanhei com fio de ferro e nunca virei bandido!”; “Porque meu filho não pode trabalhar, eu trabalho desde os 6 anos?”. Esses e outros questionamentos são comuns entre as famílias e a sociedade em geral. A metodologia aplicada utiliza esses questionamentos a fim de  dar respostas que demonstrem “as raízes” (causas) dos problemas sociais e a necessidade do ECA. Também que evidencia a influência negativa dos meios de comunicação na exposição exagerada das diversas formas de violência (conseqüências). A abordagem se dá de forma totalmente simples e interativa misturando conceitos da lei, fatos reais e processos de educação familiar. Potencializar a ação educativa e a conscientização das famílias sobre o utilização correta da lei são consequências esperadas desse trabalho.

Adolescentes 

Palestra –“Adolescente cidadão respeita seu direito”
(Público:  Adolescentes )
Muitos adolescentes reproduzem na sociedade a falta de imposição de limites que os pais deveriam colocar dentro de casa. A palestra “Adolescente cidadão respeita seu direito” busca abordar junto aos adolescentes aspectos fundamentais para um bom convívio social entendendo aspectos básicos de cidadania, a importância da valorização da família e a fundamental arte de sonhar. Também para que entendam a relação entre TER direitos e EXERCER deveres, pontuando diretamente aspectos da própria lei.



Bullying 

Palestra –“Educação de pais e filhos: “Bullying”
(Público:  Mães, pais e responsáveis )
A palestra procura abordar o tema de maneira simples para que os participantes compreendam os aspectos do problema “Bullying” e sejam estimulados a buscar meios para a sua superação. O foco principal se baseia na orientação a mães, pais e responsáveis sobre a Educação para a Convivência, disponibilizando informações para conter as causas do problema dentro do núcleo familiar, atuando tanto com possíveis e potenciais agressores como com vitimas.



Dependendo do trabalho a ser realizado e sob a coordenação do pedagogo Sérgio Calixto outros profissionais específicos são chamados a contribuir nos processos de formação.

Bottom Ad [Post Page]